Quantcast
Channel: O que é!? » Ciências
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

2ª Lei de Mendel – Origem e conceito

0
0

Você estava buscando por 2ª Lei de Mendel? Então chegou ao lugar certo. Neste pequeno texto abaixo vamos explicar em que consiste basicamente esta 2ª Lei de Mendel e em quais circunstancias ela é utilizada. Fique conosco e aprenda sobre este assunto tão interessante.

Mendel era um austríaco que foi considerado por muitos como o pai da genética. Através de um minucioso trabalho que realizou com ervilhas, Gregor Mendel fez valiosas descobertas sobre o desenvolvimento das espécies e sobre a transferência de características aos descendentes. Mendel era filho de fazendeiros e viveu parte de sua vida em um mosteiro na cidade de Brunn, onde realizou seu trabalho com as ervilhas. Em 1865 um trabalho foi apresentado por Mendel à Sociedade de História Natural de Brunn. Neste trabalho ele apresentou suas ideias sobre as leis da hereditariedade que deduziu através do estudo com as ervilhas. Este estudo não causou muito interesse na sociedade da época. Somente no ano de 1900 é que suas leis, assim como a 2ª Lei de Mendel, seriam mais estudadas. A partir daí muita coisa mudou.

Qual é a 2ª Lei de Mendel?

A 2ª Lei de Mendel recebe também o nome de diibridismo. Esta lei está relacionada à separação independente dos fatores. O que isto quer dizer? Que dois ou mais pares de genes alelos que estejam localizados em pares diferentes de cromossomos considerados homólogos, podem ser separados para se realizar a formação dos gametas. O que sustenta esta afirmação é a anáfase I da divisão meiótica. Esta etapa da divisão meiótica é na qual ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos, os quais já se encontram duplicados.

Assim, segundo a 2ª Lei de Mendel não se sugere mais o estudo de apenas uma característica isolada, como havia sido proposto na 1 lei de Mendel, e sim deve se estudar o comportamento fenotípico levando em consideração duas ou mais características, devido à probabilidade de agrupamentos distintos quando os fatores são separados durante a formação dos gametas.

Esta é basicamente a 2ª Lei de Mendel. O que ele percebeu e explicou com esta lei é que as características que vinham sendo estudadas não dependiam uma das outras para acontecer. Com isto, ele notou que as características eram independentes. Esperamos que você tenha entendido um pouco sobre a 2ª Lei de Mendel. O ideal é procurar alguns exercícios na internet para colocar em prática o que foi ensinado aqui. Desta forma você vai aprender muito mais.

Termos de Busca:


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images